7.1.13

À conversa com ... Fotografamos

7.1.13
Conhecemos o trabalho do Pedro e da Marina por acaso, mas ficámos logo fãs. Já aqui publicámos uma reportagem de casamento (a nossa primeira) e uma sessão de outono destes fotógrafos que constituem a Fotografamos. São um casal jovem, divertido, sorridente e muito simpático. E hoje estamos à conversa com eles, para que os nossos leitores os possam conhecer melhor.

Somos o Pedro e a Marina, um casal de fotógrafos apaixonados um pelo outro, pela vida e por tudo o que nos faz felizes. A Marina adora cozinhar, é fã incondicional da Nigella Lawson e, se pudesse, todos os dias fazia um bolo de chocolate ou biscoitos. Ela é quem me faz feliz todos os dias e me equilibra no trabalho. A organização é toda com ela, enquanto eu sou o mais despistado e entusiasta. Além de fotografar, adoro correr, bicicletas, carros e tudo o que tenha rodas.



Porquê fotografia de casamento?
Pode parecer um cliché, mas nós adoramos fotografar o amor. Não há nada melhor que poder registar o olhar de um casal que se ama e que se adora. E que melhor dia para o fazer do que no dia de casamento?

Qual o vosso estilo fotográfico?
Acho que não temos um estilo específico, mas o que o melhor descreve talvez seja o registo fotojornalístico. O nosso objectivo é passar despercebidos no dia do casamento, registando os momentos da forma mais imperceptível possível. Usamos equipamento discreto e tentamos confundir-nos com os convidados para não atrair atenções :)

Quem vos inspira?
Por diversas razões, diversas pessoas: Ed Peers, Jonas Peterson, Jose Villa, Sam Blake, Nate e Jaclyn, da The Image is Found são fotógrafos de casamento internacionais cujo trabalho sigo regularmente. Identifico-me muito com a abordagem e com o estilo deles todos, cada um no seu lugar. Há outros fotógrafos que me inspiram, não só pelo trabalho, mas pela filosofia e pela forma de pensar: Zack Arias e Chase Jarvis foram, de certa forma, responsáveis pela minha decisão de deixar o meu 9-to-5 para me dedicar ao que realmente gosto, que é fotografar. Finalmente, mas não por último, o André e a Sofia da BrancoPrata: São duas pessoas extraordinárias que nos mostram todos os dias que é possível. É possível fazer o que se adora em Portugal e ser feliz ao fazê-lo.


Qual a magia em fotografar casamentos?
Fotografar o casamento é fotografar a celebração do amor. É também trabalhar sobre pressão e com muita adrenalina. Nenhum momento se repete, nada volta a acontecer da mesma forma. Vemos através das nossas lentes a vida a acontecer e a nossa capacidade de processamento está a 1000 o dia inteiro. É uma satisfação enorme poder entregar no final um trabalho cujo efeito nos noivos é tão emocional. Queremos poder escutar os noivos e realizar um registo fotográfico único para que eles, depois do casamento, possam reviver esse dia através do nosso olhar. Empenhamo-nos muito nisso e sabemos o quão importante é para eles. Fotografamos casamentos por tudo isto: porque nos amamos, porque não há nada melhor nem mais importante que o carinho e amor entre duas pessoas e porque sabemos o valor das fotografias para os noivos - porque já fomos noivos também.

Qual o vosso momento preferido?
Para ser muito honesto, quando fotografamos o casal sozinho, depois da cerimónia. Quando eles aproveitam esse tempo para disfrutar um do outro e sentirem que estão casados, depois de dizerem à frente da família e dos amigos que é com aquela pessoa que querem passar o resto da vida. Nesse momento vemos a verdadeira felicidade nos olhos deles. E é aí que conseguimos registar as imagens mais bonitas, mais serenas, mais íntimas.  


Como é a vossa abordagem com o casal?
Descontraída e informal. Não queremos ser meros prestadores de serviços no dia do casamento, por isso tentamos estabelecer desde logo uma relação de confiança e respeito, mas também de à-vontade. É muito importante haver química entre nós e o casal - eles (e nós) têm de se sentir confortáveis para que tudo flua da forma mais natural possível.

Que tipo de informação é importante ter sobre os noivos?
Gostamos sempre de saber o máximo possível sobre o casal. Para podermos contar uma história com as nossas fotografias precisamos conhecer a história deles, de como se conheceram, quem pediu quem em namoro, como foi o pedido de casamento, como será o dia de casamento...Além disso, é sempre bom saber o que gostam de fazer :) Às vezes constatamos que temos imensos gostos em comum e isso é óptimo para estabelecer logo uma relação de mais proximidade com o casal.


Que outros tipos de serviços, além da reportagem de casamento, têm à disposição?
Estamos especializados na reportagem de casamento, mas também fazemos sessões de namoro, a que chamamos sessões {you+me}. Pessoalmente também gosto muito de retratos, mas gostamos de manter os assuntos separados :)

Deslocam-se a todo o País?
Claro que sim! Já fizemos casamentos em todo o país, desde Arcos de Valdevez até Estremoz. Mas estamos disponíveis para fotografar em qualquer parte do mundo! Adoraríamos ter a possibilidade de fotografar no Reino Unido, na Itália ou, fora da Europa, nos Estados Unidos ou na Austrália. Um dos nossos objectivos para 2013 é precisamente fotografar um casamento no estrangeiro!

Qual a vossa fotografia preferida? E porquê?
Temos muitas, por diversas razões. Mas uma das que mais gosto é esta, do casamento da Lúcia e do Carlos. Estava uma luz fantástica e o Carlos não conseguia tirar os olhos da Lúcia. Foi, de facto, um momento muito especial :) 

Com que antecedência devem os noivos contactar-vos?
Assim que tenham a data do casamento agendada. Tanto pode ser um mês como um ano, mas aconselhamos que nos contactem o mais cedo possível. Como fotografamos sempre juntos e só fazemos um casamento por dia, assim que reservamos a data, fica fechada. E é muito normal recebermos muitos pedidos para o mesmo dia, pelo que se tem a certeza que o é nosso trabalho com que mais se identificam e é connosco que querem trabalhar, reservem rapidamente. Se esperam muito tempo entre o contacto e a reserva efectiva, podemos já não estar disponíveis.



Algum conselho para os noivos?
Seja na fotografia, seja noutro serviço, não escolham alguém só porque é barato. Escolham fornecedores com que se identificam e de quem adorem o trabalho. Na fotografia em particular, confiem no fotógrafo. Se o contratam pelo trabalho que ele é conhecido e que adora fazer, deixem-no trabalhar para que no fim vos possa entregar tudo aquilo que esperavam e não menos. Afinal de contas, o que resta do dia são as memórias, registadas nas fotografias. Estabelecer uma relação de proximidade, explicando tudo o que é importante para vós e informando-nos de quais as vossas expectativas, fará com que o trabalho final vá ao encontro do que esperavam.
Mas acima de tudo, disfrutem do vosso dia de casamento. Nem tudo tem de ser perfeito, por isso achamos que não vale a pena stressar se a cor das toalhas de mesa não é exactamente do mesmo tom que os convites ou que a gravata. O importante é que os noivos estejam felizes e que se sintam maravilhosos. O resto é secundário.



Para mais informações, trabalhos e contactos visitem o site da Fotografamos ou Página do Facebook.

Sem comentários:

Enviar um comentário

AddThis